quarta-feira, 31 de outubro de 2012


B) Pelagens simples, com crinas e extremidades escuras:
Os pêlos são de coloração uniforme. exceto na crina, cauda e extremidades dos membros, onde apresentam a tonalidade preta ou bem escura.
       ~> Baio: Os pêlos são de coloração amarela. Esta pelagem mostra tonalidades variando do amarelo-palha ao bronzeado e apresenta geralmente, listra de burro, faixa crucial e zebruras; (em algumas regiões é erradamente conhecida como "lobuno").
~ Baio sujo: semelhante ao branco encardido.
~ Baio claro: apresenta pêlos amarelados da cor da palha (semelhante ao alazão amarilho, mas com as crinas e extremidades escuras). 
~ Baio encerado: da cor da cera natural, também chamado "baio escuro". 
~ Baio apatacado: apresenta manchas circularesmas escuras ou mais claras que o fundo da pelagem. 
~ Baio escuro: amarelo enegrecido do bronze ao escuro.
~ Baio sobre Alazão: quando o animal apresenta as crinas escuras ou pretas, mas com as extremidades dos membro da cor geral do corpo. 

         ~> Castanho: é quando a pelagem lembra a cor de castanha madura, com várias tonalidades dentro da cor vermelha com as crinas e extremidades dos membros escuas ou pretas:
~ Castanho claro: aproxim-se da cor do tijolo. 
~ Castanho sanguíneo: tonalidade mais intensa.
~ Castanho pinhão: vermelho escuro da cor do pinhão maduro. 
~ Castanho tostado: pelagem vermelha aproximando -se do preto, mas apresenta reflexos avermelhados nas regiões do ventre, axilas, flancos e na região perineal. 
~ Castanho tapado: apresenta cor de castanha mas sem sinais de brancos. É conhecido principalmente no sul por "zaino".         
    
           ~> Pêlo de rato: a pelagem é de cor cinza, apresentando crinas e extremidades geralmente escuras, e quando isso ocorre, deve ser mencionado na resenha. Normalmente, esta denominação não é usada em cavalos, mas sim em asinino (jumento).