Os vícios ou taras são alterações comportamentais que acometem os equinos por razões diversas. Geralmente se desenvolvem a partir de agressões do meio ambiente em que estão vivendo, tais como estabulação excessiva, maus tratos e outras condições estressantes.
> Engolir ar (aerofagia): predispõe gastrite, cólicas gasosas e subnutrição. Causada por animais sem atividade de pastejo que começam e morder a madeiras das portas das baias.
> Mastigar madeira: desgaste excessivo dos dentes, gengivites, deficiencia mineral ou fibras na alimentação. O tratamento é feito com creosoto passado na madeira/ metal na borda da baia ou uso de trombeta.
> Comer cama: parasitose/desequilibrio mineral ou fibras/hábito de pastejo no solo. Cólicas são a principal consêquencia. Tratamento: cama capim ou uso sobre a cama de creolina.
> Coprofagia: é o ato de comer as próprias fezes. Em potros é fisiológico, importante para o desenvolvimento da flora. Em adultos é considerado um distúrbio psiquico, nutricional ou saúde (parasitas).
> Arrancar pêlos: distúrbio psíquico que leva o animal a arrancar os fios da cauda. Parasitas ou reações alérgicas na crina, cauda e corpo podem provocar prurido. O animal ao se coçar poderá arrancar os pelos. Tratamento é feito com o uso de trombetas, colar, antialérgicos, produtos de higiene neutros, antiparasitários e cerca elétrica. - Parasitas que provocam prurido anal, levamo animal a se coçar. O tratamento é feito com o uso de trombetas, colar, antialérgico e produtos adequados neutros , antiparasitário e cerca elétrica.
> Tique de urso/pêndulo: animal alterna o apoio nas mãos e balança o pescoço. Emagracimento e sobrecarga nas articulações.
> Andar pela baia: animais inquietos com gasto enérgico alto, associado ou nãoa coices na parede. Tratamento = pneus no chão.
> Coices: escoiceam a baia com a presenção ou não de pessoas nela. Tratamento = corrente protegida na quartela para que quando ele escoicear, chicoteie o outro membro e procurar deixar o animal solto.
> Mordidas: garanhão e éguas recém paridas são mais comuns.
> Comer árvores: desequilíbrio nutricional/ proteção com telas.
> Correr pela cerca: movimentos repetitivos correndo paralelamente a cerca de um lado ao outro do piquete.
Nenhum comentário:
Postar um comentário