Os vícios ou taras são alterações comportamentais que acometem os equinos por razões diversas. Geralmente se desenvolvem a partir de agressões do meio ambiente em que estão vivendo, tais como estabulação excessiva, maus tratos e outras condições estressantes.
> Engolir ar (aerofagia): predispõe gastrite, cólicas gasosas e subnutrição. Causada por animais sem atividade de pastejo que começam e morder a madeiras das portas das baias.
> Mastigar madeira: desgaste excessivo dos dentes, gengivites, deficiencia mineral ou fibras na alimentação. O tratamento é feito com creosoto passado na madeira/ metal na borda da baia ou uso de trombeta.
> Comer cama: parasitose/desequilibrio mineral ou fibras/hábito de pastejo no solo. Cólicas são a principal consêquencia. Tratamento: cama capim ou uso sobre a cama de creolina.
> Coprofagia: é o ato de comer as próprias fezes. Em potros é fisiológico, importante para o desenvolvimento da flora. Em adultos é considerado um distúrbio psiquico, nutricional ou saúde (parasitas).
> Arrancar pêlos: distúrbio psíquico que leva o animal a arrancar os fios da cauda. Parasitas ou reações alérgicas na crina, cauda e corpo podem provocar prurido. O animal ao se coçar poderá arrancar os pelos. Tratamento é feito com o uso de trombetas, colar, antialérgicos, produtos de higiene neutros, antiparasitários e cerca elétrica. - Parasitas que provocam prurido anal, levamo animal a se coçar. O tratamento é feito com o uso de trombetas, colar, antialérgico e produtos adequados neutros , antiparasitário e cerca elétrica.
> Tique de urso/pêndulo: animal alterna o apoio nas mãos e balança o pescoço. Emagracimento e sobrecarga nas articulações.
> Andar pela baia: animais inquietos com gasto enérgico alto, associado ou nãoa coices na parede. Tratamento = pneus no chão.
> Coices: escoiceam a baia com a presenção ou não de pessoas nela. Tratamento = corrente protegida na quartela para que quando ele escoicear, chicoteie o outro membro e procurar deixar o animal solto.
> Mordidas: garanhão e éguas recém paridas são mais comuns.
> Comer árvores: desequilíbrio nutricional/ proteção com telas.
> Correr pela cerca: movimentos repetitivos correndo paralelamente a cerca de um lado ao outro do piquete.
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013
Observar o comportamento dos equinos !
Bem, como já estou a muito tempo sem postar alguma coisa, resolvi falar um pouco sobre o comportamento dos cavalos.
São muitas as alterações no comportamento dos animais que podem indicar problemas:
São muitas as alterações no comportamento dos animais que podem indicar problemas:
- A sobra de comida no cocho: deve ser um sinal de preocupação. Cheque se não foi colocado alimento em excesso, se o alimento está de boa qualidade, se não houve alteração na qualidade e, ou, quantidade em relação a penúltima oferta.
- Animal cabisbaixo: bebendo água e brincando com a água no cocho, ou ainda muito tempo dentro de lagos e represas podem indicar quadro de febre. Animais com olhos tristes, irrequietos e cabisbaixos, podem estar com dor.
- Olhos e bocas secos e a pele do pescoço com pouca elasticidade podem indicar quadro de desidratação.
- Animal inquieto, tentando posicionar-se para urinar sem conseguir podem estar com problemas renais.
- Equinos com intensa sudorese, muito irrequietos e jogando-se frequentemente no chão devem estar com uma cólica grave e necessitando intervenção do médico veterinário com extrema urgência.
- Animais raspando o chão, olhando para o flanco, deitando esporadicamente, rolando no chão e com sudorese também pode ser indicativo de uma cólica, que é a doença responsável por uma grande mortalidade nessa espécie.
- Quando o flanco está aumentado e a cauda constantemente levantada pode também indicar cólica gasosa.
- Potros com nádegas, cauda e pernas sujas devem estar com diarreia. Se tiverem tristes podem estar febris e, ou, desidratados.
- Animais com dificuldades de locomover-se, com musculatura tensa ou não também podem estar com um grave problema.Todos estes sinais são indicativos para chamar o médico veterinário com urgência Muitos outros sinais e sintomas devem ser observados como edemas (inchaços), secreções de narinas, vulva, olhos, feridas ou ainda tosse, manqueiras, pruridos(coceiras) alterações na pele, ranger dos dentes, etc. Animais com alteração no comportamento são merecedores de atenção e respeito. Infelizmente não é raro observarmos proprietários que selam e montam seus cavalos mancando ou faltando ferradura.
Assinar:
Postagens (Atom)