quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Continuação da classificação das pelagens

C) Pelagens compostas
São aquelas pelagens formadas por duas cores em casa pêlos ou por duas ou três cores distribuídas em pêlos diferentes. 
          ~> Tordilho: é quando o animal apresenta partes iguais de pêlos brancos e pretos, espalhados variavelmente por todo o corpo. Pode apresentar extremidades mais escuras ou não. 
~ Tordilho negro: a tonalidade negra predomina sobre o corpo. Apresenta reflexos metálicos.
~ Tordilho escuro: predomina os pêlos pretos, mas le,mbra a cor de chumbo por aparecem mais alguns pêlos brancos. 
~ Tordilho férrica: tem a tonalidade cinsenta lembrando o ferra cortado. 
~ Tordilho picarço: a pelagem apresenta fundo negro salpicado por finos gurpos de pêlos brancos. É conhecido em algumas regiões como "tordilho enevoado".
~ Tordilho apatacado: é quando a pelagem tem um fundo claro e apresneta manchas arredondadas. 
~ Tordilho cardão: de tonalidade cinzenta com reflexos amarelados. 
~ Tordilho sujo: pelagem com predominância de pêlos brancos amarelados. 
~ Tordilho claro: é quando há predominância de pêlos brancos dando uma tonalidade cinza claro. 
~ Tordilho ruço: normalmente esta pelagem aparece nos animais de idade avançada mesmo que o animal quando novo apresente a cor quase preta. Ocorre grande predominância de pêlos brancos. 
           ~> Rosilho: a pelagem é uma mistura de pêlos brancos e vermelhos, tendo crina, cauda e extremidades dos membros geralmente da cor geral do corpo. 
~ Rosilho claro: quando há predominância de pêlos brancos sobre o corpo, aparecendo umas coloração rosada.
~ Roilho escuro: quando há predominância de pêlos vermelhos.
          ~> Lobuno: esta pelagem mostra duas cores em um mesmo pêlos (fio); escuro na ponta e amarelo na base, podend raramente apresentar as duas cores distribuídas em pêlos diferentes, mas sempre dando uma tonalidade pardo-amarelada sobre o corpo. Esta pelagem apresenta gesralmente listra de burro, faixa crucial, zebruras e extremidades escuras. Isto deve constar na resenha. Esta pelagem é geralmente conhecida no nordeste como "ferreira". 
~ Lobuno claro: quando predomina a cor amarelada sobre o corpo. 
~ Lobuno escuro: quando a tonalidade é escura, lembrando um pinhão maduro, mas no focinho, axilas, ventre e bragadas aparece a cor amarelada. 
         ~> Ruão: Esta pelagem apresenta a combinação de êlos brancos, vermelhos e pretos por sobre o corpo, sendo que geralmente os pêlos pretos estão restritos as crinas, cauda e extremidades. Alguns autores definem que como Ruão a mistura de pêlos brancos e escuros de qualquer cor. A extensão da mistura pode variar de poucos pêlos no Flanco à uma grande quantidade pelo corpo. Pode ser de nascença ou pode ser notado até a primeira muda (2 anos e meio). O ruão não precisa, necessáriamente, como o trodilho, ter um dos pais com a mesma pelagem. 
~ Ruão claro: quando há predominância de pêlos claros. 
~ Ruão escuro: quando a cor vermelha escura predomina. Esta pelagem é comum nos asininos e bem caracterizada na raça Pêga.